top of page

Guerrilla Girls no MASP

Aproveitando a deixa do MASP (Museu de Arte de São Paulo) que exibe uma mostra individual das Guerrilla Girls, achei importante falar delas essa quinta.

A exposição que vai do dia 29/09 até 14/02/2018 e se intitula “Guerrilla Girls: gráfica, 1985-2017”,contém mais de 100 pôsteres que falam sobre a denúncia da falta de representatividade das minorias em acervos de arte em geral.

Tem autoria de artistas, feministas e ativistas, que se uniram em anonimato no ano de 1985 em Nova York, com o objetivo de lutar contra as vozes opressoras e preconceituosas que desvirtuam a participação de mulheres, negros e classes menos favorecidas dentro da história da arte.

Além de uma performance no dia seguinte de sua abertura, um de seus cartazes mais emblemáticos -que foi feito a partir de um levantamento de quadros no Metropolitan Museum, em Nova York, identificando que menos de 5% dos artistas modernos que estavam sendo expostos eram mulheres, enquanto que 85% dos “nus” eram femininos- foi personalizado para os dados relativos ao MASP.

Se a história da arte não diz respeito a todos socialmente, ela é, na verdade, uma história da opressão, como disse uma das componentes do grupo.

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Quer ficar por dentro dos programas culturais pelo rio de janeiro?

Se inscreva!

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
bottom of page