top of page

O movimento feminista no carnaval

O carnaval é uma época de muita alegria, cultura, e como já dissemos, arte também! E junto disso, a representatividade do papel da mulher nessa festa vem crescendo e nós, mulheres e representantes do Projeto Nômad, acreditamos que seja essencial ressaltar esse marco na história do carnaval.

É com enorme alegria e gratidão pela parceria, que trazemos a fala, mais apropriada impossível, do coletivo de arte que defende os direitos femininos no teatro, na dança, na música e nos blocos também - as Mulheres de Buço

“ O carnaval é um momento onde as pessoas se liberam. É um emaranhado de energia, onde as liberdades individuais aparecem na forma de se vestir e agir. No entanto também é o momento onde o machismo se torna mais explícito seja em fantasias, letras, ou como os homens se colocam diante da liberdade que as mulheres assumem. Ta mais do que na hora dessa galera abrir os ouvidos para as vozes das mulheres, para a liberdade de cada uma se vestir como quiser, beijar, beber, dançar e se jogar nas ruas sem medo do assédio ou de tensões provocadas por esses machistas. A presença das minas regendo as baterias, tocando os instrumentos,produzindo novos blocos, cantando novas músicas eleva ainda mais a força que alimenta a transformação dos corpos e da cidade no carnaval. Precisamos mostrar a que viemos! E quanto mais formos, mais fortes seremos.”

- Fotografia de Fotógrafos Foliões

Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

Quer ficar por dentro dos programas culturais pelo rio de janeiro?

Se inscreva!

  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon
bottom of page